quinta-feira, 15 de abril de 2010

Salvador registra primeiras mortes por conta das chuvas


Thiago Pereira/Leidiane Brandão

As fortes chuvas que caíram sobre Salvador durante todo dia de ontem deixaram um rastro de morte e destruição. Duas crianças de dois e seis anos morreram soterradas após o desabamento de duas casas, na Rua Lindolfo Barbosa, no bairro de Vila Canária. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ir ao local, mas as vítimas morreram antes de receber atendimento médico. Estas foram as primeiras mortes provocadas pela chuva em Salvador. Antes, a Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) já havia confirmado outras quatro vítimas fatais no estado.
Em Águas Claras, quatro irmãos ficaram feridos, um deles com traumatismo craniano, após o teto da residência deles desabar. Segundo informações da família, o muro da casa vizinha teria caído sobre a casa, provocando o acidente. Jaílton Pimentel, 12 anos, foi o único com ferimentos graves. Seus três irmãos, Wesley, Joseane e Josélia, 10, 16 e 20 anos, respectivamente, tiveram apenas ferimentos leves.       
Os irmãos foram socorridos por vizinhos para o Hospital Geral do Estado, onde permaneciam internados até o fechamento desta edição. Na Calçada, uma loja desabou ferindo um funcionário e uma cliente. Isaias Santos Capistrano e Sandra Cristina Maia também foram socorridos para o HGE com ferimentos leves, mas, até às 22 horas de ontem, continuavam na unidade médica sob observação.

Até as 20 horas de ontem, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) atendeu 326 solicitações de emergência. 
DESLIZAMENTO -Um casal não identificado teria sido soterrado após grande deslizamento de terra ontem à noite, na Avenida Gal Costa, em Sussuarana. O acidente teria acontecido por volta das 19 horas e, de acordo com testemunhas, eles estariam em uma moto quando foram atingidos pelo volume de terra.


Duas retro-escavadeiras também foram utilizadas na operação, já que a terra que caiu formou um monte de quase quatro metros de altura na avenida, segundo os bombeiros. 
 
De acordo com informações do tenente do Corpo de Bombeiro Márcio Melo, que coordenou a operação, com o deslizamento, pelo menos sete casas e uma creche particular correm risco de desabar. Testemunhas informaram que após o acidente, moradores tentaram socorrer as vítimas cavando a terra com pás, enxadas e outras ferramentas, mas a ação foi impedida com a chegada dos bombeiros no local, por conta do risco de novos deslizamento.

Mas, nem mesmo os bombeiros escaparam na ação da natureza. Ao iniciar o trabalho de resgate, três deles foram semissoterrados. A operação foi suspensa por algumas horas porque havia riscos de uma nova tragédia, inclusive com a equipe de resgate.
Por volta das 23 horas, os tratores começaram a trabalhar, mas as chuvas novamente impediram o resgate. Dezenas de pessoas acompanharam os trabalhos, algumas delas chegaram a presenciar o acidente. “Estava indo para a igreja quando tudo aconteceu. Logo após o deslizamento, vi o rapaz tentando tirar a moça debaixo da terra, quando ele foi surpreendido por um novo deslizamento. Foi desesperador.
As pessoas tentaram ajudar, mas o risco de uma nova tragédia era grande”, lamentou Eliana de Jesus, 23 anos, doméstica. O tenente disse não haver confirmação de vítimas e que eles estavam se baseando nos relatos dos moradores. Até o fechamento desta edição, as equipes continuavam no local.     
AUXÍLIO - O prefeito de Salvador, João Henrique, enviou ao Ministério da Integração Nacional uma solicitação em caráter de emergência para obras em diversos pontos da cidade. “São locais com problemas de infraestrutura que os moradores da cidade enfrentam há mais de 30 anos e se transformam em grandes transtornos para a população em tempos de chuvas fortes”, afirmou o prefeito João Henrique.   
São obras na Rua Deputado Paulo Jackson, em Piatã; na comunidade do Talude, na Avenida Luís Eduardo Magalhães; na Bacia do Rio Jaguaribe e no Trobogi. Além de intervenções de macrodrenagem na Avenida San Martin, Nova Divineia, Calafate e Jardim Eldorado. Ainda integram a relação de ações solicitadas obras de dragagem na Baixa do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba. João Santana afirmou “que me empenharei no auxílio de obras de infraestrutura para Salvador, despachando estas demandas em caráter emergencial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário