domingo, 11 de abril de 2010

Serra entra na disputa. Souto acompanha



Adriano Villela e agências


Mais de 200 políticos da Bahia, representando os diretórios estaduais do PSDB, DEM e PPS, participam hoje do lançamento da pré-candidatura do tucano José Serra à Presidência da República. As três legendas terão a primeira oportunidade pública de mostrar um palanque “sem vetos, conflitos ou divisão”, conforme afirmou um interlocutor ligado ao pré-candidato ao governo baiano, Paulo Souto (DEM). A aposta dos partidos aliados (tanto nacionalmente como no âmbito do estado) é que a entrada do tucano na disputa fortalece o palanque baiano, estratégico na região Nordeste.
Para o presidente estadual do PSDB, Antônio Imbassahy, a apresentação oficial da candidatura Serra vai acelerar as decisões no plano estadual em todas as unidades da federação. Na Bahia, até o momento, a única definição na chapa encabeçada por Souto é o candidato a vice, o ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (PSDB), que também estará no ato em Brasília.
A estratégia de focar na unidade visa um contraponto à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff (PT), que tem na Bahia dois palanques, encabeçados por Geddel Vieira Lima (PMDB) e o atual governador, Jaques Wagner (PT). Em 2006, o PSDB baiano se dividiu entre Paulo Souto e Jaques Wagner – que disputaram também o governo estadual – e a candidatura ao Senado de Imbassahy.
Apoiadores soutistas apostam que, com os mesmos partidos envolvidos nas sucessões federal e estadual, uma arrancada da campanha de Serra beneficiará diretamente Paulo Souto. E, por sua vez, Souto forte na Bahia vai impulsionar a candidatura do tucano no estado. “Desta vez tem uma aliança natural. Os dois candidatos têm até um perfil parecido. Ambos são bons administradores”, ressaltou um dos interlocutores.
Imbassahy assegura confiança total na concretização desta sinergia Serra-Souto. Segundo ele, pesquisas internas mostram o fortalecimento do presidenciável tucano em razão de seu currículo (ele já foi senador, governador, prefeito e ministro de duas pastas). “Serra deixou o governo de São Paulo com reeleição praticamente assegurada. Isto mostra desprendimento, grandeza, espírito público e muita confiança na vitória”, disse. O tucano baiano também minimiza o impacto da popularidade de Lula nas eleições na Bahia. “A candidataDilma tem o apoio de Lula, mas vamos mostrar que os ex-presidente (José) Sarney e (Fernando) Collor também a apoia”.
Para o presidente do PSDB baiano, a mobilização em torno do lançamento da candidatura de Serra entre segmentos como profissionais liberais, empresários do agronegócio e líderes comunitários será outro impulsionador das campanhas nacional e regional do bloco. Os democratas baianos consideram que Lula e seus aliados conseguiram ampla votação na Bahia nas eleições vencidas pelo petista, mas não quando perdera a presidência para o tucano Fernando Henrique Cardoso.
Uma das principais dúvidas no âmbito do PSDB é sobre o papel do ex-governador Aécio Neves na disputa eleitoral. Pré-candidato a presidente e cortejado para compor a chapa como vice, o político mineiro nem tinha previsão de discursar no lançamento da pré-candidatura. Segundo Imbassahy, Aécio será um dos integrantes do seleto grupo dos oradores, ao lado do candidato, do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e dos presidentes nacionais das legendas – Sérgio Guerra (PSDB), Rodrigo Maia (DEM) e Roberto Freire (PPS). Inicialmente, tucanos afirmaram que apenas os presidentes de partidos falariam.

Fernando Henrique, que não compareceu ao Palácio dos Bandeirantes para o último discurso de Serra no governo, foi incluído entre os oradores na semana passada. Aécio, apenas nesta semana. A expectativa é que cerca de 3.500 pessoas acompanhem o ato político pró Serra, que acontecerá das 9h às 13h. As mídias sociais também marcarão o encontro dos oposicionistas em favor de Serra. Foram disponibilizados 20 computadores para comentários da militância em redes sociais como Twitter, Orkut, Facebook e You Tube. 


Fonte: Jornal Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário