sábado, 17 de abril de 2010

Trabalho da Associação das Vilas é referência em Itapetinga


 Desenvolver um trabalho social não é tarefa fácil, principalmente quando não se tem apoio financeiro. Arregaçar as mangas e colocar em prática um projeto para duas a três pessoas já é árduo, imagine um projeto que envolva toda uma comunidade! São exemplos de superação como os que mostraremos em uma série de reportagens, que faz toda uma diferença no meio onde é inserido. Homens e mulheres que não se satisfazendo com o simplesmente olhar e esperar acontecer, tem se doado em favor dos outros e assim mudado a realidade onde vivem. 
 A nossa reportagem foi convidada a participar de uma reunião da associação das Vilas neste sabado, dia 17, e teve uma bela surpresa com a organização e disposição dos integrantes da diretoria, além da participação de seus alunos e pessoas ligadas ao social.  A reunião contou com a presença do pastor Léo e sua esposa, ambos da igreja Batista Plenitude, o vice-prefeito e radialista Edilson Lima, os veradores Chico Ferro Velho e Alfredo Cabral, além de pessoas da comunidade.  Estava presente o repórter Tiago Bottino, que em um momento marcante da reunião, palestrou sobre a ação devastadora das drogas na vida de jovens e adolescentes de nossa cidade.  A esposa do pastor Léo, se expressou de forma contundente, indicando o que seria a ministração da palavra de Deus, pregada após por seu esposo. Para relatar melhor o que aconteceu nesta manhã, dividirei em tres partes a matéria, de forma a haver uma maior compreensão. 

Entrevista com o atual diretor da Associação das Vilas

Cara Limpa - Estamos aqui com o senhor Dimas Bispo, ele hoje é o atual presidente da Associação das Vilas e ele estará nos falando um pouco como começou a historia da associação, quais são os projetos, o que tem sido desenvolvido e as conquistas para o ano de 2010.  
Sr. Dimas, como começou a associação?

Senhor Dimas - Bom dia. Esta associação vem encalhada a oito anos , então as pessoas, devido o meu trabalho que eu venho fazendo, não um trabalho político, mas um trabalho social, a população me chamou dizendo: Dimas, pelo trabalho que você faz, que desenvolve aqui na Vila, realize este sonho que tanto nós queremos aqui no bairro. Eu perguntei, qual é este sonho?   É porque nosso bairro aqui é muito carente, as crianças ficam ai jogadas, sem alguém tomar alguma atitude, tomar a frente, e você agente enxerga dentro de seus olhos que você é esta pessoas. Aquilo me doeu no coração e eu decidi ir ao Forum e passei saber sobre o estatuto e a ata que tinha aqui na Vila. Era uma ata que estava aqui à oito anos sem desenvolver nada. Então o que eu fiz, entrei em contato com João Hilton, que está hoje em Vitória da Conquista, fizemos uma reunião aqui e ele compareceu, e ele passou pra gente um estatuto e este estatuto eu reformei com sete dias. Hoje estou fazendo um trabalho que está se desenvolvendo muito no bairro.  Hoje eu faço um evento, dia das mães, dias dos pais, dia das crianças, e hoje estamos com o esporte, as crianças todas ai dando parabéns e este trabalho eu vou continuar. Registramos todos os documentos, legalizando tudo e com o decorrer do tempo mostrar que temos capacidade de fazer um trabalho social, com trabalho voluntário. Nós contamos com ajuda da população e estamos correndo atrás para fazer das Vilas, Vilas melhores.
CL - O senhor sabe que as associações acabam trabalhando sozinhas. Nem sempre o poder público, seja ele municipal, estadual ou federal, contribuem com isto. Realmente é muito difícil dar prosseguimento com um trabalho como este. O que voces tem feito hoje para manter estas crianças, para conseguir fazer com que estas crianças não apenas tenham o esporte, mas dentro do esporte elas tenham uma educação. Sabemos que o esporte em si traz disciplina, alem de bem estar, retirando as crianças das drogas e não apenas a criança mas tambem a familia de forma mais consciente. Como tem sido a manutenção do projeto?
Dimas - Veja bem. Quando vim morar aqui, morava de aluguel, mas Deus abriu as portas para mim e hoje estou bem estabelecido, com uma condição melhor. Não gosto de ser pedido algo e eu ter que correr atrás de políticos, porque sempre a gente perde tempo. Então tenho um trabalho, um comércio e sai tudo por minha conta. Eu corro atrás, mas é muito difícil, e complicado, mas sei que estou fazendo um trabalho que sei que as pessoas estão enxergando e diante dos outros trabalhos, graças a Deus hoje temos computador aqui e estamos enviando ofícios para empresas para termos algo melhor; sozinho não tenho condições. Ainda temos hoje a ajuda dos amigos, do esporte, Coutinho Neto, Cau, que esta envolvido com estas crianças, nosso vice -prefeito, Edilson Lima, que tem estado sempre com a gente, ajudando, fora da política.
CL - E quantas crianças hoje são atendidas pela associação?
Dimas - Aqui, só na Vila Rosa, são atendidas 120 crianças, mas estamos com um projeto de serem atendidas 450 crianças.
CL - Te agradeço em nome de nosso blog, pela oportunidade de participar desta reunião, esperando poder fazer parte deste projeto que dignifica o ser humano e desejando vida longa ao seu trabalho a frente desta associação.
Sr. Dimas, dê sua considerações finais.
Dimas - Eu que agradeço. Peço ao prefeito e vereadores que nos ajudem no andamento deste projeto.






A reunião


Dando início à reunião da Associação, o sr. Dimas passou a palavra ao vice prefeito e radialista Edilson Lima que manifestou sua alegria em participar de forma atuante para o desenvolvimento deste projeto. Narrando sua propria historia de vida, expressou  estar empenhado em fazer mais atraves de seu trabalho diario. Logo apos, tiveram a palavra os veradores Chico Ferro Velho e Alfredo Cabral, que demostraram sua satisfação com aquele trabalho. Foi ressaltado pelos edis, a importãncia da atuação mais frequente dos vereadores nos bairros, afim de estreitar o relacionamento com a população, ficando assim a par das situações enfrentadas pelos moradores de cada bairro.  Após, foi dada a oportunidade à esposa do pastor Léo de manifestar-se, o que foi feito com carinho pela dignissima irmã, que mencionou ser um sonho seu abrir uma creche no bairro, para assim poder atender melhor a população. Depois de uma oração expontãnea, a palavra foi passada ao pastor Leo, que a ministrou, impactando a vida daqueles que estavam presentes.   Realmente foi uma grande oportunidade, onde cidadãos de segmentos distintos se posicionaram de forma contundente contra a atual realidade em que se encontra a nossa cidade, onde estão inseridas as nossas crianças.


















A palestra


Quando Tiago Botino, repórter, professor e Policial Militar se apresentou para falar sobre o risco das drogas, parecia que a atenção das crianças e adolescentes tinha chegado ao seu final. Mas assim que a palavra foi iniciada, junto com a exposição das fotos de pessoas que nos últimos meses fizeram parte da página policial de sites, rádios e noticiários regionais, houve uma retomada tamanha na atenção de todos, devido o impacto causado pela realidade cruel das drogas.  O que me chamou a atenção, foi a forma como o palestrante interagia com as crianças, adolescentes e jovens naquele salão, pois as fotos, horrendas como eram, foram tiradas de pessoas que faziam parte daquela comunidade. Jovens e adolescentes que se envolveram direta ou indiretamente com as drogas e fatalmente tiveram suas vidas ceifadas pelo tráfico ou uso. As fotos demonstravam o retrato de uma parcela da sociedade que está se destruindo, e ao mesmo tempo procurando esconder as suas mazelas.  Além dos diretamente envolvidos com as drogas, foram mostradas fotos de familiares que estavam no lugar certo, mas na hora errada e por isto, por vingança, foram cruelmente mortos e seus corpos despedaçados, como se fossem animais no abate.  As imagens foram fortes, mas as palavras foram mais.  Não havia como mascarar as palavras, pois mascara-las seria o mesmo que lançar aquelas crianças e jovens na perdição.  Foi uma palavra usada  em momento certo, pois não sabemos o que aconteceria com alguns daqueles que a estavam ouvindo. De uma coisa eu sei, pode ser que daquela palestra saia um usuário ou traficante, mas que no geral, o que foi dito nesta manhã, ficará na memória de todos os que as escutaram.
Parabéns Tiago Bottino por sua coragem em descrever o que para tantos é repugnante, mas que infelizmente tem feito parte de uma realidade ruim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário