segunda-feira, 29 de março de 2010

Comentarios de Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil



Onde estão os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes?


A mãe que está sendo processada por acorrentar o filho deveria processar o estado por permitir que o traficante entregue a droga a esse menino. Entre a lei e acorrentar o rapaz, ou vê-lo na rua, quem sabe morto, o coração de mãe foi mais forte que a lei e acorrentou o filho.
A gente pergunta, em um momento em que se discutem Direitos Humanos dentro e fora do Brasil, onde estão os Direitos Humanos de crianças e adolescentes? Estão a mercê de traficantes que oferecem crack nas imediações das escolas como nós sabemos. Onde esta o dever do estado de dar tratamento para quem não pode arcar com o tratamento?
O caso terrível da mãe que acorrentou o filho deixa no ar essas perguntas sobre a situação também terrível que nos envergonha.

Brasil ainda tem muito do que se envergonhar



Superlotação em presídios do Espírito Santo é o retrato do caos que existe em todo o Brasil. O estado tem aparecido muito por causa dos contêineres e de imagens que se repetem em outros estados. O problema ainda é um círculo vicioso.
Se a polícia prender mais, abarrota ainda mais as prisões. A polícia não pode prender mais porque tem que cuidar dos presos. A população fica insegura, atrás de grades. A Justiça não dá conta dos processos e por aí vai.
No entanto, o que vemos anunciando é que o ICMS, imposto estadual, cresceu 15 vezes mais que o PIB. É uma questão de administração também, de se administrar melhor e a Justiça e escolher as prioridades. Uma delas é a segurança pública.
Vimos retratos de masmorras e presídios em condições sub-humanas em vários cantos do mundo, como países africanos, das Américas Central e Latina. Isso tudo faz parte do Índice de Desenvolvimento Humanos dos países. É um número muito negativo para o Brasil.
IDH do Brasil pode ser comparado com o dos países mais atrasados do mundo – e não só em relação a prisões. Podemos ver hospitais públicos, delegacias, escolas, a situação das estradas. O Brasil tem muito por que se envergonhar. E muito a corrigir.
Quando se fala em masmorra, não há como não lembrar, ironicamente, que o advogado do governador Arruda, preso em Brasília, chegou a dizer que ele estava preso em uma masmorra, quando tinha excelentes condições, se comparado aos presos do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário