Qual é o repórter que não deseja e busca um furo jornalístico? Aquela reportagem que será comentada por dias e fará com que o responsável pela reportagem fique em evidência, sendo reconhecido por sua qualidade de trabalho? Com certeza, é o que todo repórter almeja. Mas o pior é que muitos na ansia de tornar isto realidade acabam enveredando pelo caminho da inverdade. A função do jornalismo não é apenas informar, mas também formar cidadãos através de notícias enriquecedoras, onde as pessoas sejam capazes de se enxergar e discernir suas próprias atitudes. Não podem ser matérias parciais, olhando apenas um dos lados da "moeda", mas de forma imparcial, ouvir e noticiar o que pensam ambas as partes envolvidas, fazendo assim justiça.
Desde a tarde deste dia, estamos dando um"giro" pelos bairros, procurando ouvir não apenas a população sobre suas reivindicações, mas também os órgãos públicos responsáveis pelas áreas pesquisadas. Quando tivermos que criticar estes órgãos, o faremos não baseados em "conversinhas" de bastidores, mas de forma concreta, com provas cabíveis, para se assim for preciso, termos argumentos contundentes para entrarmos com representações contra o município no Ministério Público. Mas quando surgirem situações onde não procedem as denuncias, também saberemos noticiar as armações que porventura viermos descobrir através de um jornalismo investigativo; doa a quem doer.
Assim também, naqueles casos onde as iniciativas puderem ser tomadas pela própria população, onde a atuação de seus representantes legais, os presidentes de associações, não estão sendo feitas, também noticiaremos, pois afinal, uma cidade não se faz apenas de órgãos públicos, mas de moradores conscientes, que não cruzam os braços em ações que qualquer indivíduo pode fazer.Citarei um exemplo: todos os dias logo pela manhã eu varro a calçada de minha casa e depois jogo água. Após varro a frente da calçada, a rua. Termino pegando o lixo e colocando em um recipiente na praça em frente. Me custou fazer isto? Devo ficar esperando apenas os gáris? É algum desrespeito ser visto fazendo a limpeza da rua, lugar onde a prefeitura deveria estar limpando? Não! Existem medidas que precisam ser tomadas por nós cidadãos.
Amanhã postarei fotos de uma praça onde mais parece aquelas roças de banana na estrada para a Barra do Choça!
Vejam na reportagem de amanhã.
Aguardem!
Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário