quinta-feira, 18 de março de 2010

Estudantes da UESB exigem respeito



Não é de hoje que as reclamações à forma de agir da empresa de ônibus Viação Itapetinga vem sendo questionada, seja pelos horários atrasados, pela má qualidade de serviço, veículos velhos ou pela falta de etinerario nos bairros mais periféricos. Somando-se a isto os problemas internos, quanto à administração, que de forma indireta afeta o desempenho da empresa do lado de fora, as constantes colisões demostram claramente que algo não está dando certo na forma de conduzir.  
Ontem a noite, alunos do 3º semestre de Pedagogia, acompanhados por professores e da prefeita do Campus de Itapetinga, em um ato de protesto, reivindicaram seu direito ao transporte de qualidade, o que não tem sido respeitado por parte da empresa contratada para fazer o serviço, a saber, a Viação Itapetinga. A queixa é geral, principalmente quanto aos atrasos diários, levando os alunos do campus ao desrespeitoso cinquenta minutos de espera. Para quem não sabe, isto significa perder a primeira aula todos os dias. Agora imagine esta falta em um semestre inteiro, como ficará o desempenho destes alunos?  Sem contar que a lotação máxima exigida por lei está acima do normal, o que torna perigosa a viagem. No português do alunos, parecem "sardinha dentro da lata"! Mas pasmem, não é transporte gratuito não, é pago!!!   Ademais, quando sai de seu destino, tentando reaver o que atrasou, dirige em altas velocidade, sendo este um dos grandes motivos de reclamações. Cansados de esperar que estes e outros problemas sejam solucionados, os alunos do 3º semestre de pedagogia, seguidos por outros colegas de faculdade, de forma organizada decidiram descruzar os braços e fazer valer seus direitos.  À princípio, em marcha de formiguinha, com poucos alunos, se reuniram em frente à prefeitura e munidos de cartazes, se encontraram com outros na Câmara Municipal, onde a sessão já havia começado.   Sem levantarem palavras de ordem, que denegrissem a imagem de ninguém, sabendo respeitar o direito dos outros - bem diferente do que tem sido feito a eles - pediram da palavra para assim manifestarem publicamente  a sua revolta contra uma situação que já perdura a mais de um ano. Com os cartazes em punho, mostraram sua reação ao descaso demostrado pela passividade da Viação Itapetinga.    
Alguns vereadores presentes à sessão, tomando da palavra, parabenizaram a iniciativas dos alunos da UESB, se solidarizando com a manifestação por eles organizada.
Ao final, o vereador João de Deus, mostrando alguns documentos, mencionou que já há duas ações contra  a empresa Viação Itapetinga na Promotoria, cujos motivos são os mesmos alegados pelos alunos da UESB.  
Depois de se manifestarem, os alunos, de cabeça erguida se comprometeram a continuar esta luta que é um direito deles e de todos os que usam o transporte público.

Nota do Editor

Parabenizo a todos os estudantes da UESB que participaram deste ato de coragem, que preferiram se expor a permanecerem reféns desta situação. Não desanimem, pois a sua vitória será a vitória de toda uma população. Claro que é desgastante, mas toda vitória é precedida de muitos obstáculos.  Estes obstáculos são uma oportunidade grandiosa de crescimento, pois quando isto acontece, olhamos para trás e percebemos que realmente valeu a pena.  
Fiquei feliz por conhecer pessoas que mesmo chateadas com a situação que enfrentam todo dia antes de chegarem à faculdade, não deixaram de lado o sorriso gostoso e a descontração que lhe é peculiar. Parabéns!

































Nenhum comentário:

Postar um comentário