segunda-feira, 29 de março de 2010

INSINUANTE E RICARDO ELETRO SE JUNTARAO


Nova gigante varejista quer dobrar fatia de mercado

Operação entre Ricardo Eletro e Insinuante cria gigante do setor.
Objetivo é ter 15% do mercado nacional em dois anos.


As varejistas Ricardo Eletro e Insinuante anunciaram a fusão das duas empresas nesta segunda-feira (29) como estratégia das duas redes de unir sua experiência de liderar mercados regionais – em Minas Gerais e no Nordeste, respectivamente – para unir forças e fazer frente à gigante formada por Pão de Açúcar e Casas Bahia em 2009. Com a fusão, a nova empresa espera passar, em dois anos, da atual fatia de 8% que as duas companhias detêm do mercado nacional para chegar a 15% em dois anos e ser a segunda maior rede varejista do país.

A união acontece alguns meses após o grupo Pão de Açúcar, líder no varejo do país, ter fechado acordo de compra das Casas Bahia, criando uma rede com pouco mais de mil lojas.

  





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    Acho que nós temos condição de fazer o mesmo que eles (Pão de Açúcar e Casas Bahia) estão fazendo, mas do nosso tamanho"
Ricardo Nunes, presidente da Ricardo Eletro, e Luiz Carlos Batista, da Insinuante, que falaram sobre a operação em evento em um hotel em São Paulo, destacaram como principais vantagens da união o fato de as redes serem especializadas em regiões diferentes, e serem muito similares em tamanho.

Além disso, as duas afirmam estarem entrando no negócio sem dívidas e com reservas de caixa.

"A partir desse modelo de negócio ( o da fusão do Pão de Açúcar com a Casas Bahia), surgiu a ideia de ligar para o Luiz (Batista, da Insinuante) e falei: surgiu um caminho para que a gente possa continuar o nosso sonho. Acho que nós temos condição de fazer o mesmo que eles estão fazendo, mas do nosso tamanho", diz.

Foto: VALÉRIA GONÇALVEZ/AGÊNCIA ESTADO/AE
Segundo Nunes, a união apareceu como alternativa para os empresários, que
dizem terem sido alvo de assédio nos últimos tempos por parte de grupos internacionais interessados em comprar as redes. "Tenho o sonho de continuar no meu negócio", afirmou Nunes.

Ampliar FotoFoto: Agência Estado


O objetivo da "Máquina de Vendas", como foi batizada a nova holding, é crescer das atuais 528 lojas para mil pontos de venda em 2014. A estimativa é que o negócio gere um ganho com sinergias de cerca de 3% - aproximadamente R$ 150 milhões. O número de funcionários também deve dobrar, de 15 mil para 30 mil.


A bandeira da Ricardo Eletro predominará nas lojas dos estados do sudeste; já as lojas localizadas no nordeste passarão a ter bandeiras da Insinuante.

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